Como Gerenciar uma empresa? Veja 9 passos que você não pode esquecer!

Tempo de leitura: 10 minutos

Como Gerenciar uma empresa? Veja agora como começar!

Como gerenciar uma empresa ou negócio de forma a gerar resultados já nos primeiros meses de "vida"?

Esta e outras perguntas vivem no subconsciente de muitos lideres e empresários, pois a cada dia novos desafios chegam até eles, e na maioria das vezes cometem o pecado de não reagir à tempo, por não dispor de informações adequadas para a correta tomada de descisão.

Acredito que até aqui para você, não há nenhuma novidade! Mas, e se você tivesse como prever algumas situações, poder tomar decisões de forma consciente, além, é claro de saber como está se desenvolvendo o mercado que você está inserido.

Isto ajudaria muito não é mesmo?  Por isso, preparei este artigo, com 09 passos que você pode usar para saber  como Gerenciar um negócio.

Antes de iniciarmos vale uma observação:

 Você deve sempre procurar se aperfeiçoar como gestor, tenho apenas a intenção de orientar,  voltar sua atenção para alguns dos pontos primordiais na gestão empresarial, que pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas.

Continue a ler este artigo para saber mais sobre os 9 passos a serem observados sobre como gerenciar um negócio: São Eles:

  1. Faça um plano de negócios
  2. Não Descuide das finanças
  3. Organize as informações
  4. Não perca a concorrência de vista
  5. Escute os seus Clientes
  6. Gerenciar colaboradores
  7. Evolua
  8. Controle o desempenho
  9. Opte por propiciar mais qualidade de vida

 

#1 Faça um plano de negócios

Mesmo que a empresa esteja em andamento  é importante reavaliar suas estratégias, para isso fazer um plano de negócios vai permitir que seja demonstrado claramente, e com previsões quantitativas e qualitativas; quais as fontes de receitas e quais as despesas fixas e variáveis realizáveis no negócio.

É importante que você análise os pontos fortes e pontos de melhoria, oportunidades e ameaças envolvidos em seu negócio.

Iniciando por este destaque acima você já estaria começando muito bem seu plano, pois estaria utilizando uma ferramenta importante de forma intuitiva, Análise SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Vamos seguindo:

Um plano de negócio bem elaborado deve ser capaz de responder algumas perguntas como:

  •  Qual a oportunidade que tenho?
  • Como vou satisfazer essa oportunidade?
  • Por que sou  capaz de desenvolvê-la?
  • O que será preciso para vendê-la?
  • Para quem vou vendê-la?
  • Ela terá rentabilidade e lucratividade?
  • Qual o capital que preciso investir meu e de terceiros?
  • Quais ações de marketing serão necessárias para que o cliente chegue até nós?

 

Além de apresentar os dados que responderão as perguntas acima, para que este artigo te ajude mais ainda como gerenciar uma empresa, não posso deixar de pedir que você inclua neste plano sua estratégia de marketing, esta etapa você pode apresentar como pretende trabalhar os 4 Ps do marketing, a saber: Produto, Promoção, praça, Preço.

como gerenciar uma empresa 1

 É importante saber, que ter este plano  fará com que você entenda melhor seu negócio, e, se no caso precisar de algum investimento de terceiros, poder utiliza-lo para apresentar com bastante profissionalismo seu plano de negócio ao banco ou investidores.

#2 Não Descuide das finanças

A gestão do fluxo de caixa é a tarefa mais importante de qualquer empresário, tem que ser analisado de forma criteriosa, e revisada com bastante frequência.

Entenda que para seu negócio o Caixa é o REI.  É a partir da entrada e Saída de dinheiro no caixa da empresa, que é possível tomar decisões sobre investimentos, o que comprar, quando comprar, o que pagar, quando pagar e inclusive quais negociações serão necessárias para melhor adequação do fluxo financeiro.

Você deve projetar seu caixa, colocar todas as despesas e receitas possíveis de serem mapeadas na sua devida data. Assim, saberá qual o valor que você terá (ou não, e neste caso rever decisões) disponível para cumprir as obrigações do negócio.

#3 Organize as informações

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Vamos imaginar aqui algo bem diferente do universo corporativo: tenha em mente uma pia de cozinha repleta de louças sujas, panelas, colheres, pratos, até algumas pequenas embalagens por ali.

No primeiro momento há um montanha de "problemas" ali para serem resolvidos então comece organizando, então comece organizando, separe os pratos, tire os restos de comida e coloque no lixo, recolha as colheres, garfos e facas e coloque em um pequeno recipiente também separado. Chegou a vez das panelas e copos, organize-os também.

Você até este momento não teve que "lavar" nenhum dos itens acima, mas vai ser incrível o quanto você terá a imediata sensação de que os "problemas" já não são tão grandes assim.

Voltando para o mundo empresarial: isto é organizar os dados e situações para obter informações sobre a real situação que a empresa se encontra, ter disponível algo que lhe permita tomar decisões, para que possa estabelecer prioridades, dar a devida importância, definir responsabilidades e as delegar.

Em outras palavras é buscar o controle do que se tem demandas por sua atenção, organizar e saber priorizar.

Nesta próxima imagem lhe apresento uma matriz que aqui vamos dá o nome de "Importante x Urgente" para que você entenda melhor o que deve ser Urgente, Não Urgente, Importante e Não Importante nesta organização de informações.

matriz-importancia-x-urgente - gerenciar uma empresa

#4 Não perca a concorrência de vista

É importante que você tenha informações de como está indo sua concorrência, dentre outras coisas:

  • Como você está em comparação a empresas do mesmo segmento? ]
  • Quais preços praticados para os produtos e serviços?
  • Como eles são encontrados pelos clientes?
  • O que o seu concorrente oferece melhor que você?

Estas e outras informações devem servir como estimuladores para novas e melhores práticas para seu negócio, melhorias para seus produtos e serviços. O que vão fazer com que a empresa mantenha-se competitiva e geradora de resultados.

#5 Escute os seus Clientes

Escute Seus Cliente
Como gerenciar uma empresa

Os clientes são valiosos, você deve garantir que eles recebam a melhor atenção, não só quando o mercado está "frio" mais também nos momentos de abundância.

Digo isto porque é comum que se faça um grande esforço para conseguir o ciente, porém não há por parte da maioria das organizações um esforço para reter este cliente em sua carteira.

E como fazer isto? Primeiramente é necessário que você tenha um cadastro destes clientes, com informações que lhe deem chance de manter um contato, como data de aniversário, que tipo de produtos costuma comprar, e etc.

Estes são gatilhos que você pode utilizar para entrar em contato e oferecer um novo produto dentro das expectativas de seu cliente. Procure ter um canal aberto com seus clientes, tenha atenção as redes sociais, procure monitorar e responder adequadamente cada crítica ou sugestão.

Faça um cliente, não uma venda. Katherine Barchetti

#6 Gerenciar colaboradores

A frase "Contrate caráter, treine habilidades" deve ser utilizada como mantra em seu negócio. Procure trabalhar com pessoas que você confie, e a partir daí treine elas o melhor possível para que possam executar suas tarefas de forma eficiente.

Defina  de forma objetiva quais as responsabilidades e funções de cada colaborador, e dê feedback você verá o poder transformador que isso causará em sua equipe. Na medida do possível, busque promover cursos e treinamentos in company (que acontece dentro da própria empresa) e o mais importante incentive e ensine o valor que cada cliente tem para a organização.

Busque melhorar a comunicação com seus colaboradores, procure fazer um agenda de eventos e datas comemorativas, estimule campanhas de prevenção a doenças e vícios, dê espaço (e apoio) ao setor de recursos humanos.

Trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes. Stephen Covey

#7 Evolua

como gerenciar uma empresa
do Bom ao melhor

Não deixe de evoluir, produtos, pessoas, equipamentos, processos e métodos. Busque ouvir seu colaboradores, muitas das vezes eles têm soluções práticas e baixo custo para problemas complexos.

Há sempre espaço para promover melhoria e você que está buscando saber como gerenciar uma empresa, deve entender desde cedo que seus concorrentes estão ali, disputando cada venda de produto ou serviço, e você tem que ofertar algo a mais que justifique seu preço além de preço: que os seus clientes entendam o valor do seu produto.

O diretor do executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) Ricardo Correa destaca que:

“A implantação de um programa permanente de melhoria e busca pela excelência contribui para o aumento da competitividade da empresa”.

#8 Controle o desempenho

Como gerenciar uma empresa
Medir para Vencer

O que não se mede não consegue controlar, por isso é importante que a empresa seja mapeada, que os processos sejam revistos, que haja padrões a serem verificados, só assim podemos dizer com maior exatidão se estamos perto ou distantes de atingirmos determinado objetivo.

Quando você conversa e argumenta com informações precisas com sua equipe, sabe onde estão os pontos que devem ser melhorados, você economiza energia e pode se concentrar em algo produtivo.

Você deve utilizar os indicadores, inicie com os que podem ajudar a acompanhar a saúde financeira da empresa (já escrevi sobre isso aqui) , há também os indicadores de  qualidade e outros que você pode ir implementando..

#9 Opte por propiciar mais qualidade de vida

Preocupe-se em promover um ambiente adequado aos seus colaboradores e clientes, como: boa iluminação, mobiliários adequados ergonomicamente e busque valorizar cada ação de redução de desperdícios feitas por seus colaboradores.

Comemore cada conquista com sua equipe, dê incentivos e benefícios aos seus colaboradores: vá além do que a Lei Exige. Há tempos uma verdade inegável é que os colaboradores valorizam muito estas ações e isso fará com que haja menos rotatividade e você tenha colaboradores fiéis e tendo melhor qualidade em suas vidas.

Procure seguir todos os passos acima de como gerenciar uma empresa, não pare por aqui, e acima de tudo busque difundir uma cultura com responsabilidade sócio ambiental, repleta de valores éticos.

Espero que tenha gostado deste artigo, e tenha encontrado resposta para a pergunta de como gerenciar uma empresa? .

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Grande abraço e até o próximo.

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