Consultoria Financeira Empresarial – Saiba quais soluções vão transformar seus resultados.

Tempo de leitura: 9 minutos

 

Consultoria Financeira Empresarial

A Attivup atua na área de consultoria financeira Empresarial e treinamentos e tem como principal objetivo levar soluções para os principais problemas desta área financeira.

Se você está pensando em contratar uma consultoria financeira para sua empresa? Neste artigo iremos lhe mostrar o que é, como funciona e o que você deve esperar de uma consultoria financeira empresarial!

 

O que é uma Consultoria Financeira Empresarial?

A empresa de consultoria, ou o consultor, basicamente tem como objetivo resolver um determinado problema.

Em geral, o consultor é um ente externo ao negócio que faz um diagnóstico da situação, analisa como resolver e auxilia na implementação. Isto vale para qualquer tipo de consultoria, seja financeira, ou em marketing ou em processos, etc.

Assim, a consultoria é um atalho para resolver um problema de forma mais rápida e prática.

 

O que se faz em uma consultoria financeira empresarial?

A área financeira sempre foi um setor que merece a maior atenção em uma organização, acontece que somente agora os gestores estão mais conscientes desta importância.

Mas, quais os principais obstáculos desta área?

  • Gestão financeira Não agrada a todos. Não é raro, trabalhando como especialista da área, encontramos com sócios os funcionários das empresas que evitam que a real situação da empresa seja demonstrada, Mas, para o sucesso da própria empresa é fundamental que isso seja realmente feito.
  • Gestão financeira não é algo simples. Deter o controle de todas as entradas e saídas, precificar corretamente os produtos e serviços, fazer uma análise adequada, etc. e nosso país também não tem uma cultura educacional que propicie isto a todos.
  • Nem sempre a conta que faz sentido é a conta correta. Ao se tratar de gestão financeira, temos cálculos matemáticos diversos envolvidos. Mas, com ajuda especializada é plenamente possível que seja demonstrado o caminho a seguir para que haja um fluxo de caixa positivo; Mas, aquela “conta de padaria”, por mais lógica que possa estar, muitas vezes não está totalmente correta, o que conduz o empresário a tomada de descisões equivocadas.

Com isso, o serviço de consultoria financeira empresarial deve ter como objetivo melhorar a estrutura e gestão financeira do negócio, de forma que todo e qualquer transação esteja devidamente contabilizada e que o empresário saiba analisar as informações para tomar melhores decisões. Tomar melhores decisões é o mesmo que dizer: mais lucro no bolso.

Os tipos mais comuns de serviços que uma consultoria financeira para empresas irá prestar são:

  • Estruturação e melhoria dos controles financeiros
  • Análise de Fluxo de Caixa e demais informações financeiras
  • Formação de preço dos produtos e serviços
  • Planejamento Financeiro
  • Análise e planejamento para pagamento de dívidas
  • Entre outros serviços mais específicos que podem variar de empresa para empresa.

A attivup é especialista em gestão financeira para pequenas empresas. Marque uma reunião(totalmente gratuita) com um de nossos especialistas para fazermos um diagnóstico das suas finanças! Atendemos empresas de todo o Brasil.


 

O que Consultoria Financeira pode fazer pelo meu negócio?

Na Attivup, sempre ressaltamos que a Gestão Financeira empresarial é “meramente” um meio para aumentar os lucros do negócio.

Quando sua empresa tem uma boa gestão algumas coisas passam a acontecer, mais ou menos nessa ordem:

consultoria-financeira-empresarial

1 – Você, como empresário, passa a contabilizar da forma correta todo centavo que entra e todo centavo que sai da sua empresa. (Muitas vezes a empresa até tem o controle financeiro, mas não está 100% certo. 

2 – Com o tempo, o processo financeiro fica tão redondo e automático que o empresário pode facilmente colocar um funcionário para cuidar, pelo menos, dos controles enquanto o empreendedor dedica este tempo a outras atividades. Isto significa que o dono do negócio pode se dedicar a atividades que tragam um retorno financeiro direto para o a empresa.

 

3 – Ao ter o controle de cada centavo, o empresário adquire o poder de analisar corretamente as
informações
. Consegue saber informações básicas, tais como se está tendo lucro ou não, mas também análises mais detalhadas, tais como, as despesas que estão impactando mais o fluxo de caixa ou então analisar o impacto de uma redução de custos em sua lucratividade.

 

4 – Ao saber analisar os números e adquirir este hábito, o empresário passa a tomar melhores decisões. Melhores decisões, no fim das contas, significarão mais lucro para o negócio.

 

5 – Por outro lado, ao ter clareza dos números, o empreendedor não se sentirá no escuro, como antes. Não terá mais aquela sensação de “estar pisando em ovos”, ou de simplesmente não saber o
porquê de as coisas não estarem tão bem. A partir daqui o empreendedor terá clareza de o que e porque está acontecendo no negócio.

6 – Quando você sai desta escuridão, a sua saúde mental, o seu foco e a sua produtividade aumentam.

7 – Logo, no final das contas uma boa consultoria financeira empresarial tem como objetivo de (1) Aumentar os lucros do negócio e fazer com que ele tenha mais chances de ser muito bem sucedido; e (2) Preservar a saúde física e emocional dos donos da empresa.


Se você deseja atingir todos os resultado acima, convido você a marcar uma reunião conosco da attivUP. Nós queremos ser vistos como um divisor de águas para o seu negócio e tudo o que fazemos, fazemos para que você nos enxergue assim!


 

Como funciona?

Este tópico é um pouco mais complicado de explicar, justamente porque cada consultoria / consultor vai ter o seu próprio método de trabalho. Para facilitar o entendimento (e até caso você queira fazer uma contratação), vou abordar alguns tópicos sobre o funcionamento da consultoria.

 

ETAPAS

Em Geral,  toda consultoria tem três marcos:

  1. Diagnóstico e planejamento: É feita uma reunião inicial e em seguida o consultor avalia o problema e propõe as soluções;
  2. Execução: O consultor inicia o processo de consultoria, conforme o que foi planejado e envolve o cliente na execução da consultoria em si;
  3. Acompanhamento:   Após fim da execução, novos modelos implementados, o consultor acompanha por mais um período, e faz ajustes pontuais para aumentar as chances de sucesso do projeto.

 

PRAZOS

prazo-consultoria-financeira-empresarial

Também é extremamente variável. Na etapa de diagnóstico, algumas consultorias levarão semanas, outras apenas uma reunião. A mesma coisa com as demais etapas. Podem variar de semanas até meses.

Na attivUP, para você ter uma noção, o diagnóstico dura uma reunião e meia. Fazemos um diagnóstico gratuito antes de elaborar qualquer proposta e depois, caso o projeto seja aceito, metade da primeira reunião é um aprofundamento deste diagnóstico.

Em nosso método prezamos pela praticidade e velocidade, por isso algumas etapas eventualmente serão mais rápidas que em outras consultorias.

Por fim, em nosso acompanhamento, irá durar, pelo menos, dois meses para ter certeza de que tudo está certinho.

 

ATIVIDADES DO CLIENTE E DO CONSULTOR

Em toda consultoria haverá algumas atividades que dependem do consultor e outras que dependem do cliente. Provavelmente não existe consultoria em que o consultor resolva tudo sem a participação do empresário (ou do responsável pela área).

Na consultoria financeira da attivUP, por exemplo, o consultor é responsável por ensinar o cliente os princípios e práticas financeiras, por criar e adaptar as ferramentas em Excel ou implementar sistemas de controles e integrações necessárias, por conferir e auditar que tudo esteja certinho.

Enquanto isso, o cliente precisa fazer o controle financeiro conforme instruído e, em nosso caso, assistir algumas vídeo-aulas, que indicamos,,,,, que explicam conceitos importantes para que o conhecimento seja devidamente internalizado (nem toda empresa de consultoria terá esta prática de adicionar vídeo-aulas ao processo).

O ponto chave aqui é: a consultoria não é uma caixinha mágica que deixa tudo pronto sozinho. Você vai precisar botar a mão na massa!

 

PRESENCIAL VERSUS ONLINE

consultoria financeira-presencial ou onlineNos últimos anos tornou-se mais comum empresas de consultoria atenderem a outras regiões por meio da internet.

Aí vem aquela boa dúvida: será que uma consultoria online funciona?

Nós entendemos que alguns tipos de consultoria, idealmente, devem  acontecer de forma presencial. Porém, em outros tipos de consultoria é perfeitamente factível fazer de forma virtual.

Consultorias em processos, logística e em gestão de pessoas, por exemplo, são muito melhores quando acontecem presencialmente (Nestes casos é importante o consultor sentir o ambiente da empresa, conversar com as pessoas, ver o que está acontecendo e assim por diante), Mas já existem excelentes consultores e empresas que conseguiram ótimos resultados na modalidade online. Por outro lado, consultorias de marketing digital e consultorias financeiras, por exemplo, podem acontecer perfeitamente de forma online. Nestas consultorias não há tanta necessidade de se enxergar o ambiente de trabalho, conversar com funcionários ou coisas do tipo. Reuniões por Skype atendem perfeitamente na maioria dos casos.

A própria attivUP, desde 2015 atende empresas e pessoas de todo país.

Pelo fato de a área financeira seguir um método muito claro (e que é comum à maioria das empresas), fica fácil prestar consultorias online sem perder a qualidade.

Assim, se você quer uma consultoria financeira empresarial, você não precisa se prender apenas às opções existentes na sua cidade!

 

Agora que você já entende um pouco mais sobre o mundo das empresas de consultoria, convido você a entrar em contato com a attivUP.  Certamente nossa metodologia e processos poderão lhe trazer informações relevantes para sustentabilidade do seu negócio.

Se você quer entender melhor sobre consultoria financeira, envie-nos uma mensagem e marcarmos uma conversa informal, presencial ou mesmo online, para entendermos como podemos lhe ajudar.