Margem de Contribuição – Simulador de cálculo! Seu produto contribui ou não para seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Margem de Contribuição?

Em muitos momentos ouvimos falar sobre Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e outros indicadores, mas muitos ainda não sabem como calcular ou para que servem estes importantes indicadores.

Pensando nisto, resolvi colocar integrado a este artigo um Simulador online para Cálculo da Margem de Contribuição, para que você possa obter o real valor  que sobrará de suas vendas, e poder administrar as Despesas Fixas do seu negócio sem complicações.

E, apenas lendo o parágrafo acima já temos um indicativo da reposta para a pergunta: O que é Margem de Contribuição?



Margem de Contribuição indica para o gestor o quanto sobra das vendas para que o negócio consiga pagar suas despesas fixas e gerar lucro!

Trata-se de um dos indicadores mais importantes de sua empresa, e que precisa de atenção constante para a "saúde" do seu negócio ou projeto. Há outros nomes para este mesmo índice como "Ganho Bruto". Seja qual for o nome que você conheça, ele continua sendo "carente" de muita atenção.

Fórmula para cálculo da Margem de Contribuição:

margem de contribuição-formula

O Cálculo é relativamente simples, primeiramente você separa a soma de três grupos de valores

  1. Valor de Venda (valor que foi ou será vendido um produto/serviço em um período)
  2. Custos Variáveis (Custo da aquisição ou produção deste produto ou serviço; Ex. Matérias Primas)
  3. Despesas Variáveis (Despesas para vender, como comissão, impostos sobre a venda, etc)
  • você pode aprender mais sobre controle e tipos de despesas  lendo este outro artigo aqui no Blog:

Após ter cada um dos valores acima use o nosso Simulador de Cálculo de MC-Margem de Contribuição abaixo:

         [CP_CALCULATED_FIELDS id="7"]

O SEBRAE/RJ em sua cartilha: “Margem de Contribuição: Quanto sobra para sua Empresa!, faz uma ótima definição dos termos envolvidos:

  • Margem: "Por que é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores
    também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda".
  • Contribuição: "Porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro."

Baixe na integra a cartilha do Sebrae clicando aqui:

Todo Produto Ou Serviço Tem Margem De Contribuição Positiva?

Reposta: Não. Pode acontecer que no seu "mix" de produtos, em uma análise individual, você tenha, um ou outro, produto ou serviço com resultados de margem de contribuição não tão boas. Isso porque, você pode estar utilizando determinado produto como uma estratégia promocional.

Para isso, é importante que o Gestor tenha a margem de contribuição de cada produto, ou seja, que aplique a Margem de Contribuição Unitária (2ª coluna da imagem abaixo).

Desta forma saberá facilmente qual produto ou serviço não está contribuindo para que as despesas fixas e lucros sejam alcançados e definir o que fazer com esta informação.

 

margem-de-contribuicao-1

 

Então para reforçar vamos a mais uma definição bem conhecida sobre este tema:

Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, este composto por custo variável e despesas variáveis.

Se quer aprender mais sobre índices importantes para quem está pensando ou organizando um negócio, este outro artigo: 4 indicadores financeiros essenciais ao seu negóciofala sobre índices que você não pode deixar de conhecer.

Espero que este post tenha sito útil para você!

Fique à vontade para comentar e compartilhar.

Até o próximo artigo, um grande abraço!

margem-de-contribuicao