Erros na carreira, será que você não está se sabotando?

Tempo de leitura: 11 minutos

Erros na carreira ! Você sabe quais são as principais atitudes apontadas por especialistas como causas de estagnação de carreira?

Olá, tudo bem? Eu sou Luiz Augusto e neste texto falo sobre  os erros  na carreira que mais travam seu crescimento!

Se você já tem um planejamento de carreira parabéns, se ainda não tem saiba que além de habilidades específicas para a carreira pretendida, alguns especialistas citam que você deve dar muita atenção ao aprimoramento de suas habilidades comportamentais.

Será que elas não estão sabotando suas chances de sucesso?

Os erros na carreira mais comuns são:

  • Resistência a mudanças;
  • Conquistar o Chefe mas não seus colegas;
  • Ser comprometido mas não entregar resultados;
  • Agradar a todos o tempo todo.

erros-na-carreira

 

Estes erros na carreira frequentemente têm sido citados em pesquisas como os que mais impedem as pessoas de alçarem melhores posições nas empresas.




Continue a ler este artigo para saber mais sobre cada um deles e aumentar suas chances de sucesso na carreira.

Se você preferir, clicando no vídeo abaixo, você pode ouvir e ver o Postcast Presentation deste mesmo conteúdo ou pode também acessar o nosso canal no youtube 

Imagem de Amostra do You Tube

Vamos ao primeiro erro:

#1#  Resistência à Mudança

erros-na-carreira

Geralmente quando chega uma nova equipe de gestores, ou mesmo quando há necessidade de implantação de um novo método, um novo processo de trabalho, alguns profissionais se "retraem" e até mesmo ficam alheios ao movimento que está acontecendo na organização.

A diferença entre um profissional de sucesso e um que fica com a carreira estagnada está em como ele se comporta neste momento crítico, uma vez que aquele que se retrai pode está perdendo uma grande oportunidade de crescimento.

Acredite, uma mudança sem resistência é algo que não existe, isto é um fato. Para isto acontecer de maneira mais tranquila, você deve buscar entender o que está acontecendo, e contribuir para que esta mudança seja o melhor também para você.

Então quais atitudes você deve ter nessas situações? O mais importante: Você deve estar aberto ao novo.

A empresa tem um papel importante, é claro, de esclarecer os pontos de mudanças, demonstrar claramente o que se espera de cada etapa a ser cumprida. É muito saudável quando este processo é conduzido por lideres esclarecidos que buscam ser o mais transparentes possível, reduzindo ruídos e objetivando o sucesso da organização.

Mas, você também  como profissional tem  que buscar ter uma atitude mais participativa, pois são nestes momentos que as chances aparecem.  Não estou me referindo aqui apenas as grandes mudanças organizacionais, falo de todas as mudanças.  O que você precisa nesse momento é dar o seu melhor para que chances de melhoria de carreira cheguem até você.

Por mais que você ache já fazer isso, muitos (muitos mesmos) ficam em sua zona de conforto; deixam de querer mudar, se fecham, não sei se por alguma dependência de um sistema de trabalho que já estejam acostumados ou por medo do novo mesmo,  simplesmente não tentam mudar.

E, essa mudança pode ser benéfica, e na maioria das vezes é! E se não estiver sendo, você fazendo parte do processo pode contribuir para acertar o curso, e ajudar garantir que as melhorias ocorram e que o objetivo seja atingido!




"Os transtornos passam" e no decorrer deste processo vai somar muito a sua carreira, só o aprendizado nesta fase já é imenso.

Sua confiança, excelência, liberdade e  possibilidades podem avançar a níveis que você desconhece.

Acredite, eu já passei por isso e colho bons frutos devido ter sido pró ativo e não retraído neste momento inevitável na carreira de cada um: a mudança!

#Minha dica principal, neste item, é que no mínimo você se envolva para aprender mais sobre o que está acontecendo na organização, se envolver no sentido de buscar informações necessárias ao seu maior engajamento, e acima de tudo procurar a cada dia está ali fazendo parte da nova equipe, do novo, participando das novas formas de pensar a organização:

 

#2# Conquistar o Chefe mas não seus colegas

erros-na-carreira

É importante ter um  bom relacionamento com seu (ou sua) chefe ou líder, adquirir a confiança necessária para que ele conte com você, mas você precisa ter um bom relacionamento com seus colegas ; Evite a todo custo passar a imagem equivocada de ser visto como um "bajulador" do seu chefe.

Mesmo que nós dois saibamos que você não seja um bajulador, a minha sugestão é: que você tenha um bom relacionamento com todos, com seu líder buscando atender o que é solicitado e com os seus colegas sendo parceiro, demonstrando simpatia e sentimento de equipe.

Lembre-se se que daqui um tempo  seu colega pode ser tornar seu líder (ou o contrário também) e se você tiver um relacionamento ruim com ele, pode acontecer dele não achar legal, ter alguém com você na equipe. Ou seja, a falta de um bom relacionamento interpessoal afeta diretamente sua empregabilidade em médio prazo.

Um outro ponto a acrescentar é: liderar tem tudo haver com a  forma que você é capaz de inspirar outras pessoas!! Já vai treinando de agora, não espere, pode ser tarde demais, vai acumulando "bagagem", para quando chegar a hora você está pronto.

Para que você chegue a novas posições na empresa, ou até mesmo uma liderança em menor espaço de tempo as outras pessoas devem começar a ver atitudes positivas e engajadoras em você desde agora. Não espere ser um líder, para começar ter atitude de um.

Liderar tem sim haver com forma que você é capaz de inspirar outras pessoas.

Você deve ser capaz de identificar e desenvolver talentos e também evitar cometer os erros na carreira que citamos. Você vai perceber que seus colegas vão começar a enxergar que você é capaz de resolver problemas e ajuda-los, e mais pontos você vai acumulando nessa jornada por melhoria de carreira;

Evite a qualquer custo  cometer estes erros na sua carreira que já foram ditos acima, como você já está percebendo até agora todos dependem apenas de sua mudança de atitude.

Então, todos temos que buscar a excelência, vá desenvolvendo suas habilidades interpessoais com seus colegas desde o início e isso vai fazer com que você chegue a liderança em menor espaço de tempo e sua carreira não fique estagnada.

Continue a ler para entender melhor os demais erros na carreira que sabotam seu sucesso!

Vamos para o terceiro erro na carreira, que você não pode cometer?

Esse, é algo complexo, mas se você está comigo até aqui,  sei que você vai entender bem o que quero falar neste próximo tópico, pois cada um de nós já se deparou com "profissionais" assim:

 

#3 Ser comprometido, mas não entregar resultados;

erros-na-carreira-2

É aquele cara que:  é o primeiro a chegar, o último a sair; o primeiro que diz "deixa que eu faço!", mas na prática, ele não tem o FOCO necessário para entregar os resultados esperados.

Não sei se você já se deparou com "Profissionais" assim, eu já, e até aprendi algumas lições (mas, vou deixar para um outro artigo aqui mesmo). São pessoas, que apesar de serem muito comprometidos, e talvez por isso, acabam se envolvendo em muitos projetos, e apesar de isso ser possível, esses especificamente não conseguem focar com qualidade, energia naquilo que é realmente relevante.

Por exemplo: você está verificando a tabela de vendas, preocupa-se com todos os itens logo de primeira, sem fazer uma organização prévia, no mínimo uma curva ABC, para tentar ver os pontos mais importantes primeiro,

  • A: á sendo os mais importantes,
  • B: de uma importância intermediária
  • C: menos importantes,

Explicando melhor, quando você está vendo todo o conjunto de dados sem se preocupar em organizar, sua energia e tempo tem que ser muito maior para analisar, devido sua grande quantidade de itens. É nessa hora que valores inexpressivos roubam seu tempo, seu foco, simplesmente por não serem relevantes.

Sendo que você deveria ter focado nos itens mais importantes, chegar e mostrar o problema nos itens relevantes, mais impactantes.  Você pode estar pensando, mas, "isto tem mais haver com conhecer ferramentas?" SIM, tem haver também.

Por isso, disse no início da importância de você ter as habilidades necessárias ao cargo que você deseja. Mas, aqui estou falando de suas competências, sua expertise, melhor dizendo estou falando de:

Conhecimento = (Aprendeu como fazer)

Habilidade = (saber como fazer na prática)

Atitudes (fazer)

Em outras palavras é chegar e dizer "atentem para este problema: só estes itens impactam em 30% o nosso resultado; Proponho isto, o que acham desta solução?".

Sem foco você não consegue atingir o nível que se espera  de você, e consequentemente alcançar resultados esperados.

Então é nadar nadar e morrer na praia e ninguém gosta disso. Quando você é apenas um profissional "mediano",  e apesar de ser comprometido (o que é bom) não entrega os resultados esperados, você acaba sendo deixado de lado, fica em uma zona que para todos a ocupação que você já está é a melhor já é melhor para eles, e você fica anos e anos sem assumir novos desafios, o que nos tira qualquer "pedacinho" de motivação, não é mesmo?

Atenção!!!! Não estou dizendo que você não tem que chegar no horário ou que não possa ser o primeiro a chegar, apenas atente-se ao fato de ir direto ao ponto, agindo com objetividade, sempre ir avaliando e reavaliando suas atitudes.

Agora, no quarto e último item de nossa lista inicial de erros na carreira, vamos falar sobre:

 #4 Agradar a todos o tempo todo

erros-na-carreira-01

 

Entenda, você ter um ótimo relacionamento com seus colegas é super saudável para sua carreira, é maravilhoso trabalhar em um ambiente assim, tudo "desenrola" melhor.

Até já falei aqui neste mesmo artigo:  Tem sim que ser amigo do pessoal, afinal de contas passam o dia (ou noite) ao seu lado, fica até mais fácil que estejam abertos a observarem mais se você é capaz de exercer uma liderança, disse também que você deve inspirar novas e valorosas atitudes.

Mas acredite, você não consegue agradar todo mundo o tempo todo, cedo ou tarde você vai acabar deixando de fazer coisas que são importantes para que você atinja seus resultados individuais, tentando agradar todo mundo, acaba que você não conseguindo fazer o seu trabalho e impedindo o outro de fazer o dele, devido você ter várias tarefas ao mesmo tempo.

Isso meu amigo, minha amiga... isso não dá resultado. Procure ajudar sem prejudicar seu trabalho; você tem que buscar ser companheiro? SIM!! porém não dá pra agradar a todos o tempo todo.

Vou colocar aqui, como um bônus, mas uma dica rápida, trata-se de algo que você deve evitar a todo custo.

#5 Procrastinação:

É você deixar para amanhã o que você pode fazer hoje!

E ainda depois ficar postergando aquilo, delongando isso..... e os líderes, pares e colegas de outras posições não aprovam este comportamento.

Ninguém gosta mesmo dos procrastinadores, então você Não vai conseguir agradar ninguém.

Tente manter uma lista de tarefas, e ir procurando separar o que é importante do que não é, e vá resolvendo todas as pendências! Você vai ver como é bom poder resolver logo as pendencias e ficar disponível para receber maiores e melhores desafios.

Eu espero que você já esteja atento sobre os itens acima e não esteja de forma alguma sabotando sua carreira!

Você agora já sabe quais os 5 erros na carreira que você  deve inicialmente tentar evitar.

Antes de tudo tenha em em mente que a capacidade de se relacionar com seus colegas e suas atitudes diante das mudanças tem peso essencial na obtenção do sucesso!

Até o próximo artigo, um grande abraço!

 

erros-na-carreira-05

Artigo: Erros na Carreira

Autor: Luiz Augusto Lustoza