SAIBA MAIS SOBRE O PODER TRANSFORMADOR DO FEEDBACK E TURBINE SUAS COMPETÊNCIAS

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

               Você sabe o nível de entrega esperado, para determinada tarefa que lhe foi atribuída?  Esta questão, a principio parece até simples de responder.. mas, pense bem!!! Na ultima tarefa que fez, houve alguma conversa (quando da entrega) com seu superior para saber se os objetivos esperados foram atingidos?

            Continue a ler este artigo, para entender por que o Feedback tem um poder transformador para seu  negócio  ou se for o caso,  para a sua carreira

                Por longas décadas os gestores voltaram suas atenções apenas para eficiência das máquinas e equipamentos a disposição da linha de produção.

               Pode-se dizer  que isto, era uma herança de uma abordagem clássica e mecanicista da forma de gerenciar; onde o trabalho era visto apenas em partes independentes, e as pessoas limitavam-se a apenas manter as máquinas ligadas e abastecidas.

A Globalização e a competitividade

            Com o passar dos anos o crescimento exponencial das tecnologias que propiciaram a chegada da era da globalização geraram grande competitividade no mercado, gerando também indagações como;    Porque mesmo tendo  equipamentos iguais havia diferenças de performances entre um operador e outro?

           A partir daí, as organizações voltaram os olhos também para avaliar o desempenho dos colaboradores e buscar formas de manterem padrões de qualidade e produtividade.

O feedback pode transformar !!!

           Neste momento um fator muito importante começou a ganhar força, o "FeedBack" que segundo Chiavenato (2004) trata-se de um retorno de informações que tem a finalidade de aprimorar o desenvolvimento de competências.

             Um exemplo seria algo como quando alguém solicita uma tarefa a outro,  e, durante a execução vai monitorando e fornecendo informações sobre o desempenho alcançado X desempenho esperado. O feedback correto, é aquele que informa aos executantes de uma tarefa se as expectativas depositadas estão sendo atingidas e também haja orientação no sentido mostrar como melhorar a performance para que as metas preestabelecidas sejam atingidas.

O feedback para melhorar minhas competência e turbinar meu negócio/projetos.

                Seja qual for o ramo do negócio é imprescindível que haja uma boa comunicação, realizada de forma clara e respeitosa entre as partes. Esta retroalimentação de informações geradas pelo Feedback aos colaboradores transformam a incerteza de atendimento de metas em desenvolvimento profissional e geração de valor, tanto para o colaborador como para a organização.

               O portal Administradores, através de um artigo de Jerônimo Menezes,  recomento a leitura (aqui apresento os passos destacados pelo autor) no link está toda explicação do autor para cada passo:

7 passos para que um Feedback seja positivo e realista, sendo eles:

  1. Defina data e hora para o feedback
  2. Separe questões técnicas de questões comportamentais
  3. Reforce os pontos fortes e pontos fracos
  4. Em cada ponto identificado, utilize a sequência constatação - reflexão – conscientização
  5. Dê oportunidade para o colaborador falar
  6. Lance um desafio
  7. Adote um distanciamento periódico e reposicione

              Além de agregar fatores de melhoria do clima organizacional, uma vez que o colaborador sabe claramente de seus pontos fortes e pontos de melhorias, o Feedback têm se mostrado uma ferramenta eficaz no alinhamento de estratégias e no alinhamento de objetivos.

              Um grande abraço e até o próximo artigo.