CRIAR UM NOVO NEGÓCIO – MAIS CHANCES DE SUCESSO

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

           Como está preparado para criar um novo negócio?  Sabe como será os primeiros meses?    O que fazer para ter uma equipe comprometida?

             Perguntas assim levam a questionamento mais amplo: Como criar um novo negócio, são positivas, pois mostram que você sabe que o caminho têm suas dificuldades, e começa a se questionar como amenizar os riscos e ter maior controle do que pode vir acontecer.

             Há dois pontos fundamentais, relativamente simples e apresentados neste artigo, que aumentarão as suas chances de sucesso.

             Lendo um artigo publicado na revista exame por Mariada Desiério, "30 frases de Marcus Lemonis, o salvador de empresas", destaquei uma frase que achei interessante para reforçar algo aqui com você.

             Antes, Caso não  conheça, o Marcus é um empresário muito bem sucedido dono de uma fortuna estimada em 2 bilhões de dólares e participa de um programa na TV americana chamado "The Profit" ("O lucro") e aqui no Brasil passa como "O Sócio".

Eu, acompanho o  programa no canal "History" e realmente tem boas sacadas, recomendo!!.

 

1.  Vamos Analisar Juntos

             Veja  a frase que me chamou  atenção, e que contribui para este Post (figura abaixo).

              Para Marcus um dos principais erros, ao abrir um negócio ou projeto, é não se preocupar em ter pessoas preparadas.

               A meu ver, é extremamente importante que  a equipe seja treinada e capaz, só assim poderá  enfrentar situações adversas, que o novo negócio poderá trazer.

             #Dica: Você pode contornar isto fazendo:

  • uma primeira seleção dos candidatos, com ênfase nas competências e habilidades,
  • selecionar dois ou três para uma segunda entrevista onde você poderá escolher o que melhor alie: Competências, Habilidades e Atitudes (inclusive isso  será tema de um artigo aqui);
  • Após a contratação: (Quem irá treinar o novo funcionário?)
  • Seja claro com as atitudes e resultados esperados e dê Feedback.  clique aqui para ler o artigo que escrevi sobre este importante tema

    Continuando , ele (o Marcos) atribui também o fato de existir um excesso de otimismo, que faz com que se esqueçam do tamanho do esforço financeiro que será necessário nos primeiros meses.

2.  Batendo na mesma tecla

               Em outras palavras o que Marcus defende, para quem quer criar um novo negócio, e que já comentei em outro artigo,  é, que é preciso ter um plano, colocar nele cenários realistas, com definição de responsabilidades (quem vai fazer  o  que?) e quais são as competências necessárias para a equipe.

            Além do mais, neste mesmo plano deve-se estimar as despesas e receitas para um período não inferior a 6 (seis) meses (fluxo de caixa projetado), ou seja colocar no papel as possibilidades futuras.

               Vai Abrir um negócio, ou já tem um e quer ter um plano? Não se preocupe existe um roteiro simples e muito bem explicado pelo Sebrae e que, disponibilizo o link aqui,

Nele você vai encontrar:

  • Explicações sobre o que é e como proceder em cada etapa da elaboração do plano;
  • Dicas sobre questões específicas importantes para a construção de um plano eficiente;
  • Quadros e exemplos a serem preenchidos para praticar os pontos apresentados;
  • Um modelo de plano de negócio que você pode usar para a sua empresa.

Você já viu até aqui:

  1.       Ter uma boa equipe ao seu lado,
  2.       Como pode elaborar um plano de negócios.

Lembre-se que se inscrever  (gratuitamente) no nosso site, para receber  nossas atualizações.

     3.  Quanto dinheiro é suficiente para começar?

              Voltando a frase, ele (o Marcus) cita  o capital ser insuficiente para manter a empresa enquanto se afirma no mercado (Como você sabe dinheiro tá difícil e caro de se obter).

Qual o valor você precisa? 6dd405_aad62ba43f164c388d84ef70413bdf48 CRIAR UM NOVO NEGÓCIO - MAIS CHANCES DE SUCESSO

            Você pode recorrer ao  plano de negócios para criar um novo negócio (que me referi no item anterior) e fluxo de caixa, e lá terá que ter respondidas estas questões.

            Qual Investimento inicial? e capital de giro? Dados importantes para iniciar os  e  saber o valor que será necessário até que as receitas sejam maiores que as despesas e assim "Não rode no vermelho".

           Então, o que mais você não pode esquecer? Você não pode esquecer que deverá colocar no plano de negócio; como este capital ($$$) será obtido (próprio ou de terceiros) e como será pago? e a que preço?.

            Você consegue notar que todo este plano é criar um novo negócio?

            Desta forma, ficam traçadas possíveis rotas e contingências que, acreditem, serão verdadeiramente o fator determinante para o negócio, crescer e se manter sustentável e lucrativo.

             Seja otimista e tenha um bom plano, assim aumentamos as chances de que dê certo.

             Espero que tenha gostado do post, te convido a assinar nossa lista de e-mails,  clicando aqui, (basta seu nome e e-mail) para receber conteúdos exclusivos, que vão impulsionar seu crescimento.

             Eu adoraria saber a sua opinião sobre este artigo  através de um comentário logo abaixo.

              E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de dicas como essas para colocar em prática seus planos.

 

Até a próxima.